Papa: Pedofilia 'flagela' toda a sociedade, não só a Igreja

Bento 16 diz que todas as instituições, e não apenas a Igreja Católica, devem se submeter a padrões 'rígidos' contra abusos

iG São Paulo |

O papa Bento 16 insistiu neste sábado que toda as instituições da sociedade, e não apenas a Igreja Católica, devem se submeter a padrões "rígidos" em sua resposta ao abuso sexual de crianças, defendendo os esforços da igreja para confrontá-los.

O pontífice reconheceu, em declarações durante audiência com bispos americanos que visitam o Vaticano, que a pedofilia é um "flagelo" para a sociedade e que as décadas de escândalos de membros do clero abusando de crianças deixou os católicos nos EUA aturdidos.

A mensagem foi dada aos bispos americanos que realizam a visita "ad limina", que as conferências episcopais de cada país realizam a cada cinco anos ao pontífice.

O papa lembrou aos bispos sua visita aos Estados Unidos em 2008 para "encorajar os católicos da América após o escândalo e desorientação causado pela crise dos abusos sexuais" cometidos por padres.

Bento 16 explicou que, durante aquela ocasião, desejou conhecer pessoalmente "o sofrimento infligido às vítimas", assim como "os esforços honestos realizados para assegurar a segurança de nossas crianças e para dar uma resposta apropriada e transparente às reivindicações".

Acrescentou esperar que "os esforços da Igreja para enfrentar essa realidade ajudem à comunidade a reconhecer as causas, sua extensão e as conseqüências devastadoras dos abusos sexuais e responder com eficácia a esse flagelo que afeta todos os níveis da sociedade".

O papa ressaltou que "a Igreja cumpriu com as normas exigidas, por isso todas as instituições, sem exceção, deveriam cumprir as mesmas normas".

Durante sua viagem a Nova York e Washington em 2008, depois do escândalo causado pelos inúmeros abusos sexuais a menores por parte de padres, Bento 16 se encontrou com uma representação de vítimas.

*Com EFE e AP

    Leia tudo sobre: papabento 16vaticanoigreja católicapedofiliaabuso sexual

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG