Papa pede o final dos episódios de violência contra as crianças

Cidade do Vaticano, 6 jan (EFE).- O papa Bento XVI fez hoje um apelo à comunidade internacional para que tenham fim os episódios de violência contra as crianças considerando que 2009 marca o 20º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança.

EFE |

O papa dirigiu sua tradicional mensagem após presidir a solene missa da Epifania e rezar o Ângelus ante os milhares de peregrinos e turistas que se concentraram na Praça de São Pedro.

Bento XVI pediu um firme compromisso à comunidade internacional "para renovar a defesa, a proteção e a promoção da infância no mundo inteiro", pois "as crianças são a riqueza e a bênção do mundo, especialmente daqueles aos quais foi negada uma infância serena".

O líder da Igreja Católica afirmou isto durante sua felicitação às Igrejas Orientais que se regem pelo calendário Juliano e que amanhã celebram o Natal.

O papa fez alusão às dezenas de crianças e jovens que nos últimos meses, incluído o Natal, foram seqüestrados por grupos armados, que atacaram os povos e causaram inúmeras vítimas feridas na província oriental da República Democrática do Congo (RDC).

Além disso, fez um apelo aos autores de tais "brutalidades desumanas, para que devolvam as crianças a suas famílias e a seu futuro de segurança e desenvolvimento" ao que têm direito.

Declarou que "infelizmente" estes episódios são registrados em outras partes do mundo e os qualificou de "desprezíveis".

Expressou também sua "proximidade espiritual com as igrejas locais, que também se vêem afetados nas pessoas e em suas obras, e convocamos os pastores e fiéis a serem fortes e firmes na esperança".

No início do Ângelus, o papa afirmou que Jerusalém "somos todos nós", em referência a "Jesus rei dos Judeus, que é o Deus da misericórdia e da fidelidade".

Logo após o final da celebração o papa cumprimentou os peregrinos em italiano, francês, inglês, alemão, espanhol e polonês. EFE cps/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG