Papa pede humildade a bispos e padres

Yaoundé (Camarões), 18 mar (EFE).- O papa Bento XVI pediu hoje aos bispos, padres, superiores religiosos e religiosas que sejam humildes e que não se achem superiores a outros pelo cargo que ocupam, já que abaixo sempre pode haver alguém melhor.

EFE |

A declaração do Pontífice foi feita diante de inúmeros bispos camaroneses e de cerca de 20 mil padres, religiosos e religiosas, com os quais se reuniu na Basílica de Maria Rainha dos Apóstolos, na véspera do Dia de São José.

O papa também disse que os membros da Igreja Católica têm que ser servos sábios e fiéis, "já que a inteligência sem fidelidade e a fidelidade sem inteligência são qualidades insuficientes, pois uma sem a outra não permite que assumamos plenamente a responsabilidade que Deus nos confia".

Bento XVI ressaltou que a celebração da Eucaristia deve ser o centro da vida sacerdotal e que os religiosos devem saber que quando ministram esse sacramento o fazem em nome e na pessoa do Senhor.

"Não é a pessoa do padre a que está em primeiro plano. Ele é um servo, um humilde instrumento que leva a Cristo", afirmou o papa, alertando aqueles que possam se achar melhores que outros por seus cargos.

Para enfatizar sua mensagem, o Pontífice reproduziu uma frase do Evangelho segundo São Lucas, segundo a qual "geralmente um homem de pouca coragem está acima de pessoas melhores, e às vezes acontece de o que está por baixo valer mais do que quem lhe manda".

Após essa frase, Bento XVI disse que "quem recebeu uma dignidade não ficará cheio de orgulho por seu cargo mais elevado, e saberá que seu subalterno pode ser melhor do que ele".

O papa também destacou a figura de José, "que não foi o pai biológico de Jesus", mas "exerceu uma paternidade total e completa".

Além disso, ressaltou que ser pai significa, sobretudo, "ser servidor da vida e do crescimento".

Amanhã, Bento XVI se reunirá com representantes muçulmanos e celebrará uma missa num estádio de Yaoundé. EFE JL/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG