deterioração de relações entre os países - Mundo - iG" /

Papa mostra preocupação com deterioração de relações entre os países

O papa Bento XVI se mostrou preocupado neste domingo com a atual situação internacional e com os riscos de uma progressiva deterioração do clima de confiança e de colaboração entre as nações. Nas últimas semanas, a situação internacional vêm registrando um aumento nas tensões que me preocupa vividamente, disse o papa durante a reza do Ângelus no Palácio Pontifício de Castelgandolfo.

EFE |

Sem citar especificamente o conflito na região separatista da Ossétia do Sul, na Geórgia, o pontífice acrescentou que é preciso "constatar, com amargura, o perigo de uma progressiva deterioração do clima de confiança e de colaboração entre as nações".

Bento XVI pediu que os países tomem ciência de que "o que os une é um destino comum" e, assim, evitem "o retorno dos enfrentamentos nacionalistas que tantas trágicas conseqüências produziram durante a história".

"Os fatos recentes debilitaram para muitos a confiança de que esse tipo de experiência tinha ficado no passado", disse.

Diante disso, Bento XVI pediu que os Estados Unidos se comprometam a "não voltar a cair na tentação de enfrentar as novas situações com velhos sistemas", pois "é preciso repudiar a violência".

O papa também pediu "negociações imparciais e transparentes" no enfrentamento de possíveis disputas, como as relacionadas à "integridade territorial e à autodeterminação dos povos".

Além disso, exigiu que os membros da comunidade internacional, em particular os que têm "maiores responsabilidades", trabalhem para "restabelecerem (...) a paz e a justiça". EFE ccg/wr/sc

    Leia tudo sobre: papa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG