muita preocupação com as tensões no cenário internacional - Mundo - iG" /

Papa manifesta muita preocupação com as tensões no cenário internacional

O Papa Bento XVI se declarou neste domingo muito preocupado com o aumento das tensões no cenário internacional e a volta dos nacionalismos, após sua tradicional oração do Angelus em Castel Gandolfo, sua residência de verão perto de Roma.

AFP |

"A situação internacional registrou nas últimas semanas uma escalada de tensões que me preocupa muito. Constatamos com amargura o risco de uma deterioração progressiva da confiança e a colaboração entre as nações", declarou o Papa.

Bento XVI lamentou "o retorno dos nacionalismos que tiveram conseqüências trágicas no passado".

Ele não fez referência a nenhuma região do mundo em concreto, apesar do conflito russo-georgiano pela região separatista pró-russa da Ossétia do Sul, ao norte da Geórgia.

"Não podemos ser pessimistas! Mas é necessário se comprometer ativamente para resistirmos à tentação de enfrentar situações novas com sistemas antigos. A violência deve ser rechaçada", insistiu o Pontífice.

"A força moral do direito, das negociações justas e transparentes para pôr fim às controvérsias sobre integridade territorial e autodeterminação dos povos (...): estes são os caminhos para sobreviver, construir relações sinceras e fecundas e assegurar a paz para as gerações futuras", acrescentou.

ema/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG