Papa faz encontro-surpresa com vítimas de abusos

WASHINGTON (Reuters) - O papa Bento 16 surpreendeu na quinta-feira ao se reunir com vítimas de abusos sexuais cometidos por padres, segundo o Vaticano. Em nota, a Igreja disse que o grupo foi levado até o papa pelo atual arcebispo de Boston, cardeal Sean OMalley.

Reuters |

'Eles rezaram com o Santo Padre, que depois ouviu seus relatos pessoais e lhes ofereceu palavras de encorajamento e esperança', disse a nota.

'Sua Santidade lhes assegurou das suas orações por sua intenção, de suas famílias e de todas as vítimas de abuso sexual', acrescentou a nota.

O encontro ocorreu na quinta-feira à tarde na capela da Nunciatura Apostólica (embaixada do Vaticano) em Washington, onde o papa está no terceiro dia da sua primeira visita pontifícia aos EUA.

A viagem de Bento 16 a Washington e Nova York nesta semana marca a primeira visita de um pontífice desde que uma onda de escândalos de abuso sexual cometidos por padres em 2002 provocou processos que forçaram as diocéses a pagar mais de 2 bilhões de dólares em indenizações.

O escândalo dos padres pedófilos dos Estados Unidos aconteceu primeiro em Boston, onde foi descoberto que diversos líderes de arquidioceses transferiram padres que haviam abusado de menores para outras paróquias, ao invés de privá-los do hábito ou reportar às autoridades.

O'Malley substituiu o Cardeal de Boston, Bernard Law, que teve que renunciar em dezembro de 2002.

Uma fonte do Vaticano afirmou que o papa se encontrou com aproximadamente seis vítimas.

Antes do encontro, os participantes Bernie McDaid e Olan Horne, que foram abusados sexualmente quando crianças, falaram à Rádio Pública Nacional. Ambos demonstraram ceticismo em suas declarações.

'Não farei reverência. Eu não beijarei seu anel', disse Horne. 'Espero mais do que um pedido de desculpas quando sair daquela sala.'

Os participantes não estavam disponíveis imediatamente depois do encontro.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG