Papa fala sobre economia em sua 3ª encíclica

Cidade do Vaticano, 13 jun (EFE).- O papa Bento XVI aposta em uma convivência livre e solidária em sua próxima encíclica, a terceira de seu Pontificado, que será publicada em breve e que abordará principalmente a realidade econômica e trabalhista atual.

EFE |

O próprio pontífice deu as declarações em um discurso durante um encontro realizado com representantes da Fundação religiosa "Centesimus Annus - Pró-Pontifice", que promove o conhecimento da doutrina social da Igreja.

"Como sabem, minha encíclica será publicada em breve e será dedicada ao amplo tema da economia e do trabalho. Serão postos em evidência os que para nós, os cristãos, são os objetivos a perseguir e os valores a promover e defender sem descanso", disse Bento XVI.

Estes valores e objetivos deverão ser alcançados "para que se possa manter uma convivência humana verdadeiramente livre e solidária", acrescentou.

A terceira encíclica de Bento XVI, intitulada "Caritas in veritates" e que está prevista para ser publicada no dia 29 de junho, será dividida, segundo fontes do Vaticano, em quatro capítulos. A introdução lembrará as encíclicas "Populorum Progressio", de 1967, de Paulo VI e a "Sollicitudo rei socialis", de 1988, de João Paulo II.

Bento XVI já publicou duas encíclicas (carta solene que o papa dirige aos bispos e fiéis católicos do mundo), a primeira denominada "Deus caritas est" (Deus é amor), de 2006, e a segunda, "Spe salvi" (Salvos graças à esperança), de 2007.

Durante seu discurso neste sábado o papa fez, além disso, alusão à atual crise econômica, tratada pelos ministros de Economia e Finanças do Grupo dos Oito (G8), na cidade italiana de Lecce.

"A crise financeira e econômica que se abateu nos países industrializados, nos emergentes e nos que estão em vias de desenvolvimento, mostra de um modo claro que devem ser restabelecidos certos paradigmas econômico-financeiros que foram dominantes nos últimos anos", disse Bento XVI. EFE mcs/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG