Papa expressa alegria por escolha de novo patriarca da Igreja Ortodoxa

Cidade do Vaticano, 28 jan (EFE).- O papa Bento XVI expressou hoje sua alegria pela escolha do metropolita (arcebispo) Kiril, de Kaliningrado e Smolensk, como novo patriarca da Igreja Ortodoxa russa e afirmou que o Vaticano espera que continue o caminho comum de aproximação.

EFE |

"Fiquei sabendo com alegria da escolha do metropolita Kiril como novo patriarca de Moscou e de toda a Rússia. Invoco para ele a luz do Espírito Santo em prol de generosos serviços à Igreja Ortodoxa Russa", declarou o papa diante de milhares de pessoas presentes na Sala Paulo XVI para a audiência pública das quartas-feiras.

Bento XVI, segundo informação dada hoje pelo porta-voz Federico Lombardi, foi informado imediatamente da escolha de Kiril e disse que é uma "pessoa bem conhecida e estimada" pelo pontífice.

Paralelamente às palavras do papa, o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos divulgou um comunicado no qual expressou o desejo de que "continue o caminho comum de aproximação que foi iniciado" com os ortodoxos.

"Estamos felizes pela escolha de um patriarca com o qual mantemos relações fraternas há muitos anos e que se reuniu com o papa Bento XVI após sua escolha em abril de 2005 e depois nos meses de maio de 2006 e dezembro de 2007", declarou o dicastério.

Na nota, o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos ressaltou que sabe de "as dificuldades que ainda permanecem", mas que "está disposto e desejoso de cooperar no campo social e cultural para testemunhar os valores cristãos, sem esquecer o objetivo último do diálogo, que é a plena unidade de todos os discípulos de Cristo". EFE jl/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG