o corpo vivente de Cristo no sacramento da eucaristia - Mundo - iG" /

Papa diz que Igreja é o corpo vivente de Cristo no sacramento da eucaristia

Cidade do Vaticano, 15 out (EFE).- O papa Bento XVI disse hoje que a Igreja não é uma associação humana nascida de idéias ou interesses comuns, tampouco uma soma de instituições locais, mas o corpo vivente de Cristo no sacramento da eucaristia, no qual todos recebem seu corpo e se transformam realmente em seu corpo.

EFE |

O pontífice afirmou isto ante 30 mil pessoas que assistiram na Praça São Pedro à audiência pública das quartas-feiras, hoje dedicada ao apóstolo Paulo, cujo nascimento completa 2 mil anos em 2008.

Bento XVI afirmou que a Igreja é um dos temas fundamentais do ensino de Paulo e destacou que o apóstolo, usando o termo grego "ekklesia", "que implica a idéia de uma assembléia convocada por um chamado, destaca o valor fundamental que Jesus Cristo tem para a igreja e a 'palavra' que anuncia".

O pontífice também comentou a diferença feita por Paulo de Tarso entre "templo de Deus" e "casa de Deus".

"Com o termo 'templo de Deus', atribui à Igreja as características de pureza e separação próprias do prédio sagrado, ao mesmo tempo em que se aplica a uma comunidade viva de fé o conceito de um espaço material cheio de presença divina", explicou o papa.

"Com 'casa de Deus', Paulo se refere à Igreja como estrutura comunitária de afetuosas relações interpessoais de caráter familiar", acrescentou.

Concluída a audiência, o papa cumprimentou os fiéis presentes em vários idiomas.

"Que o ensino do apóstolo Paulo nos ajude a compreender melhor o mistério da Igreja, assim como a amá-la e cooperar responsavelmente em sua edificação. Que Deus os abençoe", disse Bento XVI. EFE jl/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG