valor irrenunciável - Mundo - iG" /

Papa diz que família é valor irrenunciável

Cidade do Vaticano, 5 dez (EFE).- O papa Bento XVI qualificou hoje de valores irrenunciáveis a família baseada no casamento entre um homem e uma mulher, a defesa da vida em todos os seus períodos, a luta contra a corrupção e a pobreza e o direito dos pais de educar seus filhos em suas convicções religiosas.

EFE |

Bento XVI fez essas declarações no discurso que dirigiu ao novo embaixador da Argentina perante a Santa Sé, Juan Pablo Cafiero.

O Pontífice ressaltou que a Argentina é um país de "profundas" tradições cristãs, "uma herança que é preciso conservar como um tesouro do qual continuamente pode se pode extrair força para enfrentar o presente".

O papa manifestou que o século XX mostrou com nitidez a necessidade de forjar a vida pessoal, familiar e social de acordo com "valores irrenunciáveis".

"Entre eles deve-se destacar o apoio à família baseada no casamento entre um homem e uma mulher, a defesa da vida desde sua concepção (...), a erradicação da pobreza, o cultivo da honradez e a luta contra a corrupção", ressaltou.

Entre esses valores irrenunciáveis, Bento XVI também incluiu a adoção de medidas que ajudem os pais "em seu direito inalienável de educar os filhos em suas próprias convicções éticas e religiosas" e a promoção dos jovens "para que sejam homens e mulheres de paz e reconciliação".

O pontífice assinalou ainda que a Igreja "sem pretender se transformar em sujeito político, aspira, com independência de sua autoridade moral, cooperar leal e abertamente" para construir "uma civilização da justiça, da paz, da reconciliação e da solidariedade".

Bento XVI destacou o respeito dos direitos fundamentais do homem e a edificação de uma sociedade "cimentada nele" e expressou seu desejo de que haja um fortalecimento do diálogo e da colaboração entre a autoridade argentina e a igreja local, "em prol do bem comum de toda a população". EFE jl/ab/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG