Papa diz que autoridade nunca pode contradizer a razão

Cidade do Vaticano, 10 jun (EFE).- O papa Bento XVI disse hoje que a autoridade e a razão nunca podem se contradizer e que tanto uma quanto a outra provêm da mesma fonte: a sabedoria divina.

EFE |

O Pontífice fez estas declarações diante de milhares de pessoas que assistiram à celebração pública das quartas-feiras, na Praça de São Pedro, que foi dedicada ao teólogo irlandês do século IX Juan Escoto Eriúgena, que escreveu sobre razão e autoridade.

Ao lembrar de Eriúgena, o Pontífice disse que qualquer tipo de autoridade "que não seja avalizada por uma verdadeira razão deve ser considerada débil".

"Não há uma verdadeira autoridade se não aquela que coincide com a verdade conquistada através da razão. A autêntica autoridade jamais se contradiz com a reta razão, nem a razão jamais pode contradizer uma verdadeira autoridade. Tanto uma quanto a outra provêm sem dúvidas da mesma fonte, que é a sabedoria divina".

Quando cumprimentou um grupo de italianos, o papa colocou o gorro branco da "Maratona pela Paz", que será realizada no próximo sábado, da cidade italiana de Macerta até o santuário mariano de Loreto, no litoral adriático.

O Pontífice levantou a tocha que simboliza o evento esportivo de grande tradição na Itália, na qual participaram 80 mil pessoas no ano passado.

Bento XVI irá amanhã para a Basílica de São João de Latrão, a catedral de Roma, para presidir a solenidade de Corpus Christi.

Após a missa, guiará a tradicional procissão de Corpus Christi pelas ruas do centro de Roma, que vai da São João de Latrão até a Basílica de Santa Maria Maior. EFE JL/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG