Papa discursa para jovens religiosos no centro de Madri

Bento 16 chegou nesta quinta-feira à Espanha, onde deve ficar até domingo; polícia desfez beijaço gay que estava previsto

iG São Paulo |

No primeiro dia de sua visita à Espanha, nesta quinta-feira, o papa Bento 16 aproveitou seu encontro com os jovens na 26ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, para estimulá-los a ter Cristo como exemplo e criticar aqueles que acreditam ser "deuses".

"Há muitos que, acreditando ser deuses, pensam não ter a necessidade de mais raízes ou alicerces que eles mesmos", afirmou o pontífice na Praça de Cibeles, centro de Madri, diante de milhares de jovens vindos do mundo inteiro para participar do encontro.

O papa falou aos jovens peregrinos de 193 países no início da noite desta quinta-feira na capital espanhola, pedindo que os jovens evitem uma "existência sem horizontes, uma liberdade sem Deus".

Antes de discursar na praça, Bento 16 passou pela Porta de Alcalá, onde o prefeito de Madri, Alberto Ruiz Gallardon, lhe deu a chave da cidade. Em seguida, ele atravessou o arco central ao lado de 50 jovens - 10 representando cada continente - e plantou um ramo de oliva.

Ao longo do percurso entre a Porta de Alcalá e a praça central feito em seu papamóvel, o líder máximo da Igreja Católica foi escoltado por um grupo de músicos que foram tocando músicas folclóricas no caminho e aplaudido por uma multidão de centenas de milhares de fieis.

Beijaço

Programado para ocorrer durante a passagem do papa pelas ruas interditadas do centro de Madri, um "beijaço gay" foi praticamente desfeito pela polícia espanhola, e apenas alguns casais homossexuais e bissexuais conseguiram se beijar a algumas dezenas de metros da rua por onde passou o papamóvel.

A iniciativa foi convocada por um grupo de defesa da diversidade sexual próximo e por aqueles que protestavam contra a visita de Bento 16 à Espanha, em um momento de austeridade econômica.

O pontífice chegou a Madri nesta quinta-feira e permanecerá na capital espanhola até domingo, último dia do encontro de jovens, quando celebrará uma missa de encerramento.

*Com AFP e Ansa

    Leia tudo sobre: papabento 16espanhamadri

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG