Cidade do Vaticano, 11 mai (EFE).- O papa Bento XVI defendeu hoje um novo Pentecostes, que infunda a todos, especialmente aos jovens, a alegria de viver e testemunhar o Evangelho.

Bento XVI fez esta manifestação diante de cerca de 40 mil pessoas que assistiram na praça de São Pedro do Vaticano ao Regina Coeli, a reza que substitui o Ângelus no tempo pascal.

O pontífice lembrou que hoje se celebra o Pentecostes, evento que representa "o batismo da Igreja que empreende sua missão universal, começando pelas ruas de Jerusalém, com a prodigiosa pregação nas diferentes línguas da humanidade".

O papa disseu que, em sua mensagem para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho em Sydney (Austrália), propôs aos jovens que voltem a descobrir a presença do Espírito Santo em suas vidas.

"Hoje desejo estender esse convite a todos: descubramos a beleza de estar batizado no Espírito Santo, tomemos consciência de nosso batismo e nossa confirmação, mananciais de graça sempre atuais", disse o papa, que concluiu invocando "um renovado Pentecostes", que infunda a todos "a alegria de viver e testemunhar o Evangelho".

Antes do Regina Coeli, o papa oficiou na Basílica de São Pedro a solene missa de Pentecostes, na qual disse que a Igreja Católica "não é uma federação de igrejas, mas uma realidade única".

Bento XVI disse que, no Pentecostes, a Igreja é constituída não por vontade humana, mas pela força do Espírito de Deus, e que desde seu nascimento a Igreja é católica, ou seja universal.

"Ela fala desde o começo todos os idiomas, já que o Evangelho que lhe foi entregue está destinado a todos os povos. A Igreja que nasce no Pentecostes não é uma comunidade particular (a de Jerusalém), mas a universal que fala as línguas de todos os povos", disse.

Depois do Regina Coeli, Bento XVI fez uma chamada à pacificação do Líbano, após a crise gerada nos últimos dias.

O papa defendeu "o diálogo e a mútua compreensão", para que acabe, disse, "a lógica da contraposição agressiva que está levando o querido país ao irreparável". EFE JL/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.