celebrou na catedral nova-iorquina de St. Patrick." / purificação após escândalo de pedofilia - Mundo - iG" / celebrou na catedral nova-iorquina de St. Patrick." /

Papa convida Igreja dos EUA à purificação após escândalo de pedofilia

NOVA YORK - O papa Bento 16 convidou a Igreja Católica americana a iniciar um período de purificação após o escândalo de abusos sexuais cometidos por padres, durante a homilia que http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/19/papa_reza_missa_na_maior_catedral_gotica_dos_eua_1279150.html target=_topcelebrou na catedral nova-iorquina de St. Patrick.

Redação com agências internacionais |

Bento 16 foi recebido na sua chegada pelo arcebispo de Nova York, Edward Egan, pelo reitor da catedral, Robert Ritchie, e pelo prefeito da cidade, Michael Bloomberg.

Em razão de a catedral estar situada no coração de Nova York, em meio a enormes arranha-céus, as medidas de segurança são excepcionais e todas as ruas adjacentes foram fechadas e a região foi completamente isolada.


Bento 16 foi recebido pelo prefeito de NY, Michael Bloomberg / AP

O papa recebeu uma grande ovação durante sua entrada no templo pelos cerca de 3 mil presentes à missa, na maioria religiosos, que se levantaram e aplaudiram durante alguns minutos na primeira missa que um papa oficia neste templo.

Durante o ato, dedicado aos representantes religiosos da costa leste dos Estados Unidos, o pontífice voltou a comentar o escândalo de padres pedófilos, que, afirmou, causaram "tantos sofrimentos".

Ele disse que, durante esta viagem, já falou do "dano" que estes abusos causaram aos fiéis e declarou que, nesta oportunidade deseja expressar aos sacerdotes e religiosos sua "proximidade espiritual" e ânimo para enfrentar "os contínuos desafios provenientes desta situação".

Ele convidou o clero americano a "um momento de purificação para cada um e para cada igreja e comunidade religiosa, e também um período de cura". "Os encorajo a colaborar com seus bispos que continuem trabalhando eficazmente para resolver este problema", declarou.

Joseph Ratzinger concentrou sua homilia nos desafios que, segundo ele, a Igreja em geral, e, em particular a americana, tem que enfrentar.

Entre eles, levar e anunciar a esperança perante o "egocentrismo, avidez, violência e cinismo que parecem sufocar muito freqüentemente o crescimento frágil da graça no coração das pessoas".

Afirmou também que a Igreja americana está preocupada em "proteger a vida e promover uma cultura da vida".

O papa pronunciou sua homilia em inglês, enquanto uma das leituras foi em espanhol, assim como alguns dos cânticos que foram entoados durante a cerimônia.


Bento 16 foi aplaudido pelo clero ao entrar na catedral de St. Patrick / AP

Bento 16 na ONU e sinagoga

O Papa Bento 16 visitou, na última sexta-feira, uma sinagoga de Nova York , na véspera da Pessach, a Páscoa judaica celebrada nesse final de semana, em um gesto qualificado de "simbolicamente muito importante" por dirigentes da coletividade.

"Shalom! Vim aqui com grande alegria, poucas horas antes do início da celebração de vosso Pessach, para expressar meu respeito e estima pela comunidade judaica de Nova York", disse o Papa. "Sempre lembrarei desse momento", acrescentou.


Papa Bento 16 fez rápida visita a uma sinagoga de Nova York / AFP

Em seu discurso na Assembléia Geral das Nações Unidas , também na sexta-feira, o papa que, ao tentarem alcançar soluções para conflitos, os países recorram ao diálogo e, principalmente, as ações multilaterais.

Na ONU, Bento 16 abordou um ponto já discutido no encontro que teve quarta-feira com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush: a necessidade de a diplomacia internacional solucionar crises.

O papa disse que questões como a "segurança, as metas de desenvolvimento, a redução das desigualdades locais e globais, e a proteção dos recursos e do clima" precisam de "que todas as autoridades internacionais atuem conjuntamente".


Bento 16 foi muito aplaudido na ONU / AP

Leia também:

Clique na imagem e veja o infográfico sobre a viagem do papa



Leia mais sobre: papa Bento 16

Com EFE, AFP e Reuters

    Leia tudo sobre: bento 16

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG