Papa chega à Espanha e pede um encontro entre fé e laicismo

Bento 16 inicia neste sábado viagem de dois dias à Espanha, onde visita Santiago de Compostela e Barcelona

iG São Paulo |

O Papa Bento 16 chegou neste sábado à cidade de Santiago de Compostela, no norte espanhol, onde pediu um encontro entre a fé e o laicismo na Europa e não um enfrentamento, num momento em que na Espanha  há um forte choque entre fé e modernidade.

AFP
Papa Bento 16 caminha ao lado do príncipe Felipe e da princesa Letizia após desembarcar em Santiago de Compostela, Espanha
Em declarações feitas no Airbus A320 da Alitalia, que aterrissou às 11h24 no horário local (8h24 de Brasília) no aeroporto de Lavacolla, o papa também pediu a reevangelização na Espanha. O pontífice disse que, quando anunciou neste ano a criação de um novo dicastério para a nova evangelização, pensou no Ocidente e especialmente na Espanha.

Em Santiago, Bento 16 foi recebido pelo príncipe Felipe de Astúrias, herdeiro do trono, acompanhado da esposa, Letizia, e o ministro espanhol do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, em meio a um forte esquema de segurança.

Depois do almoço, o papa celebrará uma missa por ocasião do Ano Jubilar Compostelano, ano santo que é celebrado desde o século 12 e no qual a Igreja concede indulgência plenária ou o jubileu - a libertação do peregrino das penas por seus pecados.

Milhares de pessoas fizeram fila durante a noite para garantir um bom lugar na Praça do Obradoiro, onde neste sábado o Papa visitará a catedral da cidade e fará uma missa.

À noite, o pontífice parte a Barcelona, segunda e última etapa de sua viagem, onde manterá no domingo um encontro privado com os reis da Espanha, Juan Carlos I e Sofia, e consagrará a Sagrada Família, monumento emblemático da cidade, assinado por Antoni Gaudí (1852-1926). Seu retorno a Roma está previsto para o fim do domingo.

Essa é a quinta viagem de Bento 16 deste ano. Em abril, ele esteve em Malta; em maio, em Portugal; um mês depois, foi a Chipre, e por fim esteve no Reino Unido, em setembro.

Seguraça de Bento 16

Um espanhol encontrou jogados no chão de uma rua de Barcelona uma documentação sobre o dispositivo policial previsto para para a visita do papa neste sábado e domingo na Espanha, mas, segundo um porta-voz policial, os papéis não têm informações sensíveis que afetem a segurança de Bento 16.

Os documentos foram entregues por um cidadão a uma rádio catalã e incluíam listas com nomes, números de telefone e endereços eletrônicos de altos funcionários do corpo de segurança.

*Com EFE, AFP e Ansa

    Leia tudo sobre: papaespanhabento 16santiago de compostelabarcelona

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG