Papa Bento XVI pedirá combate à pobreza para construir a paz

Cidade do Vaticano, 1 jul (EFE).- O papa Bento XVI escolheu o lema Combater a pobreza, construir a paz como tema central do próximo Dia Mundial da Paz, que a Igreja Católica celebra em 1º de janeiro, informou hoje o Vaticano.

EFE |

Em um breve comunicado, a Santa Sé indica que, com essa escolha, o Pontífice quer "destacar a necessidade de uma resposta urgente da família humana à grave questão da pobreza, entendida como problema material, mas, antes de mais nada, moral e espiritual".

Em comunicado, o Vaticano afirma a atenção de Bento XVI a este assunto e lembra o discurso do pontífice perante a recente cúpula sobre segurança alimentar realizada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), no qual denunciou "o escândalo da pobreza no mundo".

"Como é possível permanecer insensível às chamadas de que nos diferentes continentes não conseguem se nutrir de forma suficiente para viver?", perguntou o papa naquele discurso.

No discurso, Bento XVI também afirmou que "as considerações de caráter exclusivamente técnico ou econômico não devem prevalecer sobre os deveres de justiça em relação a todos que têm fome".

A nota lembra também o Concílio Vaticano II, quando a Igreja Católica indicou que "o escândalo da pobreza evidencia a desigualdade dos atuais sistemas de convivência humana para promover a realização do bem comum". EFE alg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG