Papa Bento XVI canoniza herói da independência de Portugal

O Papa Bento XVI canonizou cinco novos santos em cerimômia neste domingo no Vaticano, entre eles um herói nacional de Portugal, o carmelita Nuno Álvares Pereira (1360-1431) que liderou as tropas que conquistaram a independência do país da Espanha, numa batalha do século XIV.

AFP |

A canonização de Nuno Álvares Pereira respondeu a uma intensa campanha em Portugal. Na sua época, esse herói nacional chegou a abrir mão da riqueza e de títulos para se devotar à Igreja, fundando a ordem Franciscana.

Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo Condestável, foi um nobre e um cavaleiro português do século XIV que desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385, entre Portugal e Castela.

Camões, em sentido literal ou alegórico, explícito ou implícito, faz referência ao Condestável nada menos que 14 vezes em "Os Lusíadas".

Uma escultura do Condestável está no Arco da Rua Augusta, na Praça do Comércio, em Lisboa e no Castelo de Ourém.

Segundo o Papa, foi "um exemplo de que é possível manter os valores religiosos mesmo em uma situação militar".

Bento XVI também canonizou outros quatro novos santos, entre eles duas mulheres, de origem italiana.

São eles: padre Arcangelo Tadini (1846-1912), fundador da Congregação de Irmãs Operárias da Santa Família, a religiosa Caterina Volpicelli (1839-1894), da Congregação do Sagrado Coração, o teólogo Bernardo Tolomei (1272-1348), fundador da Congregação de Mont-Olivet e Gertrude Caterina Comensoli, (1847-1903), fundadora da Ordem Irmãs Sacramentinas.

O Papa Bento XVI já canonizou 23 novos santos desde o início de seu pontificado e destacou os exemplos éticos constituídos por alguns deles, neste momento de "grave crise econômica".

Arcangelo Tadini, disse o Papa, queria "evangelizar o mundo do trabalho, partilhando sua pena". Já Caterina Volpicell queria "construir uma sociedade aberta à justiça e à solidariedade, acima do desequilíbrio econômico e cultural que continua a subsistir em grande parte de nosso planeta".

cj/mfo/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG