Papa anuncia sínodo especial para Oriente Médio

Cidade do Vaticano, 19 set (EFE).- O papa Bento XVI anunciou hoje a celebração de uma Assembleia Especial do Sínodo de Bispos para o Oriente Médio, de 10 a 24 de outubro de 2010, no qual se abordará o estado da Igreja Católica nessa região do planeta e as possibilidades de paz para a zona.

EFE |

O Pontífice fez este anúncio durante um encontro com patriarcas e arcebispos maiores do Oriente em Castelgandolfo, sua residência de verão, ao que acudiram, entre outros, o secretário de Estado vaticano, Tarcisio Bertone, e o prefeito regional da Congregação para as Igrejas Orientais, Leonardo Sandri.

"Não esqueci, em particular, a chamada de paz que pusestes em minhas mãos no final da Assembleia do Sínodo dos Bispos do outubro passado", disse Bento XVI aos patriarcas e arcebispos orientais.

"E, falando de paz, o pensamento vai, em primeiro lugar, às regiões do Oriente Médio. Aproveito, portanto, a ocasião para anunciar a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio", acrescentou.

Tal encontro levará por lema "A Igreja Católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho. 'A multidão daqueles que se tinham transformado em crentes tinha um só coração e uma só alma'".

"O horizonte ecumênico está frequentemente ligado ao inter-religioso. Nestes dois âmbitos é toda a Igreja (Católica) a que necessita da experiência de convivência que vossas Iglesias amadureceram desde o primeiro milênio cristão", disse o papa. EFE mcs/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG