conjuntura decisiva - Mundo - iG" /

Papa adverte que mundo cristão enfrenta conjuntura decisiva

O Papa Bento XVI afirmou nesta sexta-feira, durante um encontro com líderes cristãos em Sydney, que o movimento ecumênico alcançou uma conjuntura decisiva, no momento em que os anglicanos enfrentam a ameaça de um cisma pela ordenação de mulheres e homossexuais como bispos.

AFP |

"Queridos amigos em Cristo, creio que estarão de acordo em que o movimento ecumênico alcançou uma conjuntura decisiva", disse o Papa para representantes anglicanos, ortodoxos, luteranos e maronitas, entre outros, em um encontro na catedral de Santa Maria, em Sydney.

"Devemos estar vigilantes para qualquer tentação de ver a doutrina como algo divisor e, por conseguinte, um impedimento para a tarefa mais urgente de melhorar o mundo no qual vivemos".

"Os cristãos devem trabalhar em conjunto para garantir que o prédio se mantenha firme e para atrair a atenção dos outros, para que entrem e descubram os abundantes tesouros da graça", disse o Papa, que participa das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), ao lado de mais de 200 mil peregrinos.

As palavras de Bento XVI, que visita a Austrália desde a segunda-feira, são pronunciadas dois meses depois da ordenação da primeira bispo anglicana, o que provocou indignação entre os conservadores desta Igreja.

A ordenação de mulheres e homossexuais é um tema que ameaça dividir os anglicanos, cerca de 77 milhões em todo o mundo, cujo conclave mais importante ocorre desde a quarta-feira, na cidade britânica de Canterbury.

Após o encontro ecumênico, Bento XVI manterá uma reunião, nesta sexta-feira, com líderes de outras religiões, como parte de sua campanha pelo diálogo inter-religioso.

Leia mais sobre: Papa Bento 16

    Leia tudo sobre: papareligião

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG