Palin acusa Obama de ligação com terroristas e esquenta campanha nos EUA

Washington, 5 out (EFE).- As acusações de Sarah Palin, candidata republicana à Vice-Presidência dos Estados Unidos, de que o candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, mantém relações amistosas com terroristas esquentaram a campanha eleitoral no país.

EFE |

"Nosso rival considera os EUA tão imperfeitos que mantém contatos com terroristas que atentariam contra seu próprio país", disse Palin em um de seus comícios de campanha no sábado.

Os comentários de Palin foram imediatamente contestados pela equipe de Obama, que os declarou falsos e resultantes de uma "politicagem baixa".

O porta-voz da campanha democrata, Hari Sevugan, disse em comunicado que a equipe de McCain, "em vez de oferecer soluções", levou "sua desacreditada e desonrosa campanha adiante" para lançar "mais ataques pessoais contra o senador Obama".

"Em vez de soluções, oferecem politicagem baixa e ataques falsos", acrescenta.

A candidata republicana baseou seu comentário em um artigo do jornal "The New York Times" que falava de Bill Ayers, fundador do grupo radical Weather Underground, envolvido em vários atentados contra o Pentágono e contra o Capitólio (sede do Congresso americano) nos anos 60.

A publicação indica que Obama e Ayers, que são vizinhos, se encontraram algumas vezes, mas sempre de maneira "casual".

O jornal ressalta que Ayers, agora professor, participou com Obama, em Chicago, de algumas reuniões sobre a reforma escolar na década de 90 e que "seus caminhos se cruzaram esporadicamente desde então".

No entanto, o "NY Times" acrescenta que a relação entre "os dois não parece ter sido estreita, e Obama também nunca expressou simpatia pelos radicais pontos de vista e as ações do senhor Ayers".

Segundo o jornal, Obama se referiu a Ayers como "alguém que vive em minha vizinhança" e "alguém a quem conheço porque trata de assuntos educacionais em Chicago". EFE elv/fh/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG