Palestinos pedirão apoio do Brasil em conflito com Israel

Brasília, 8 abr (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Radi Maliki, participará da cúpula do fórum IBAS (Índia, Brasil e África do Sul), ao qual pedirá apoio para o conflito com Israel, informaram hoje fontes oficiais do Governo brasileiro.

EFE |

"O IBAS pode ter um papel importante, com imparcialidade e equilíbrio, na busca de um entendimento" entre Israel e palestinos, disse em entrevista coletiva o diplomata Roberto Jaguaribe, coordenador da cúpula de Chefes de Estado e de Governo que será realizada no próximo dia 15 em Brasília.

Além disso, a cúpula analisará outros assuntos relativos ao conflito no Oriente Médio, como o programa nuclear do Irã.

Jaguaribe disse que já foi decidido que Malik terá oportunidade de conversar sobre a situação no Oriente Médio com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e seus colegas da Índia, Manmohan Singh, e da África do Sul, Jacob Zuma, que estarão em Brasília.

Os países do IBAS também discutirão assuntos comerciais e estratégias para fortalecer a capacidade de inserção de seus produtores nos mercados internacionais.

O Fórum IBAS foi criado em Brasília em junho de 2003 como um espaço de debate sobre os grandes temas internacionais entre Índia, Brasil e África do Sul e para o incentivo a iniciativas em favor de outros países dentro do chamado eixo Sul-Sul.

Um dia depois da reunião do Fórum IBAS, Brasília será sede da cúpula do grupo Bric, formado por Brasil, China, Índia e Rússia. EFE ed/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG