catástrofe da criação do Estado de Israel - Mundo - iG" /

Palestinos lembram a Nakba, catástrofe da criação do Estado de Israel

Jerusalém, 15 mai (EFE).- Os palestinos começaram hoje a lembrar os 60 anos da Nakba (Catástrofe), como passou para sua história nacional a criação do Estado de Israel, com manifestações na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

EFE |

Vestidas de preto, milhares de pessoas iniciaram por volta do meio-dia uma manifestação em Ramala, sede da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e onde foi realizada uma cerimônia de luto diante do túmulo de seu líder histórico, Yasser Arafat, junto à Muqata (Presidência palestina).

Dirigentes de todas as facções que integram a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), criada por Arafat, lideram a manifestação, com a participação de homens, mulheres e crianças, e nas quais foram exibidos cartazes e bandeiras palestinas.

"O direito ao retorno não é negociável", "não à normalização com o ocupante", "passaram 60 anos e passarão 100, mas chegará o dia, a justiça prevalecerá" são alguns lemas escritos nos cartazes.

Entre os participantes da manifestação - sem a presença do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e sucessor de Arafat, Mahmoud Abbas -, foi distribuído um texto aprovado pelo Parlamento palestino que afirma que "alguns palestinos estão mortos, alguns estão vivos, mas a maioria ainda não nasceu".

A manifestação ocorre em paralelo a outras em várias cidades da Cisjordânia, como Belém, e no término está previsto o lançamento de 21.915 balões, um por cada dia desde a criação do Estado judeu.

O dia de luto também é lembrado na Faixa de Gaza, sob cerco israelense e onde o movimento islâmico Hamas convocou para hoje uma manifestação junto à passagem de Erez, que liga o território palestino a Israel. EFE amg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG