Palestinos denunciam agressões de colonos israelenses em Hebron

Colonos israelenses teriam realizado neste domingo uma série de ataques contra palestinos depois da evacuação de um assentamento não autorizado em Hebron (Cisjordânia), indicaram testemunhas palestinas.

AFP |

Dezenas de colonos lançaram pedras contra casas palestinas, danificaram túmulos de um cemitério muçulmano e furaram pneus de carros de palestinos perto da colônia de Kyriat Arba.

Os colonos queriam protestar contra a evacuação por parte do Exército e da polícia israelenses de um prédio ocupado por um colono, que tentava criar um assentamento não autorizado pelo Estado judaico.

Entrevistado pela AFP, um porta-voz militar confirmou que a colônia foi evacuada, informando que vários colonos foram presos. A rádio militar noticiou que cinco colonos acusados de agressão contra policiais israelenses foram detidos.

Hebron é cenário de fortes tensões entre palestinos e israelenses desde sua ocupação, em 1967. Cumprindo um acordo com a Autoridade Palestina, Israel evacuou 80% de suas colônias em Hebron, mas continua ocupando um enclave onde centenas de colonos vivem entrincheirados no meio de 150.000 palestinos, sob a proteção do Exército.

str-jlr/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG