Países realizarão cúpula na Turquia sobre Afeganistão

Islamabad, 9 jun (EFE).- O ministro de Exteriores do Paquistão, Shah Mehmood Qureshi, disse hoje, durante uma visita a Islamabad de seu colega turco, Ahmet Davutoglu, que em novembro acontecerá na Turquia uma cúpula sobre o Afeganistão.

EFE |

Em entrevista coletiva conjunta, Qureshi disse que a Turquia será a anfitriã na cúpula, da qual participarão Paquistão e outros países vizinhos do Afeganistão, mas não detalhou todos eles.

Qureshi disse também que a cidade turca de Istambul será palco, em setembro, de uma reunião ministerial do fórum de apoio político e econômico "Amigos do Paquistão".

O chefe da diplomacia turca garantiu que seu país tentará contribuir para a aproximação diplomática entre Islamabad e Cabul.

Davutoglu entregou um cheque no valor de US$ 10 milhões ao Governo do Paquistão em conceito de ajuda para os civis deslocados pela operação militar contra os talibãs no norte do país.

O ministro turco apostou em estreitar os laços entre os dois países e disse que a Turquia ajudará o Paquistão no possível para aliviar o sofrimento das vítimas do conflito.

"A luta do Paquistão é a da Turquia, a segurança do Paquistão é a da Turquia e sua prosperidade é a nossa. Esta é nossa segunda casa", ressaltou.

No entanto, nenhum dos diplomatas se referiu ao suposta pedido à Turquia feito pelo chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, o almirante Mike Mullen, para que envie tropas ao país Afeganistão para a luta contra os talibãs.

Davutoglu se limitou hoje a dizer que seu país, como membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) presente no Afeganistão, está em contato com as autoridades paquistanesas através da Aliança e ajudará Islamabad no possível. EFE igb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG