Países ibero-americanos escolherão suas 100 personalidades mais influentes

Madri, 15 abr (EFE).- A cidade de Brasília, declarada Capital Americana da Cultura de 2008, e a emissora de televisão espanhola Antena 3 Internacional convocaram hoje os cidadãos dos países ibero-americanos para escolherem as 100 personalidades, vivas ou mortas, que mais influenciaram culturalmente a região como um todo.

EFE |

A partir do dia 21, os sites www.cac-acc.org e www.antena3.com serão as sedes da votação. Segundo comunicado da "Antena 3 Internacional", as personalidades escolhidas - 14 delas serão do Brasil - podem pertencer ao âmbito das artes, das humanidades ou da ciência.

Esta iniciativa sem precedentes tem como fim divulgar a cultura ibero-americana de uma maneira rigorosa, didática e lúdica, assim como aprofundar a história dos personagens escolhidos.

Os responsáveis pela convocação à eleição explicaram que se a personalidade escolhida estiver viva, deverá contar com uma obra significativa.

Cada país terá direito a escolher um número determinado de personalidades. O México, por exemplo, elegerá 12, e o Chile, quatro.

A votação em cada um dos países ibero-americanos será realizada entre os dias 21 e 31 de agosto deste ano.

Os nomes das personalidades escolhidas nacionalmente serão divulgados oito dias depois do encerramento da votação.

Em uma segunda fase, os personagens escolhidos por cada país serão submetidos a uma votação comum, de onde surgirá a lista definitiva.

Esta segunda fase terminará em 30 de outubro. No mês seguinte, as 100 personalidades escolhidas serão anunciadas em uma cerimônia em Brasília.

A votação foi elaborada por ocasião do 10º aniversário da criação da iniciativa Capital Americana da Cultura. O projeto tem como objetivo promover internacionalmente as cidades escolhidas como capitais culturais e a integração interamericana a partir do âmbito cultural. EFE jb/bba/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG