Países discutem ajuda para estabilidade no Afeganistão

Ancara, 26 jan (EFE).- Os países vizinhos do Afeganistão se reúnem hoje na cidade turca de Istambul para discutir fórmulas sobre como ajudar as autoridades de Cabul a conseguir uma maior estabilidade e segurança.

EFE |

O presidente turco, Abdullah Gul, é anfitrião do encontro do qual participam o presidente afegão, Hamid Karzai, o paquistanês, Asif Ali Zardari, e o vice-presidente iraniano, Mohammad Reza Rahimi.

Também participam os ministros de Assuntos Exteriores do Reino Unido, China, Tadjiquistão e Quirguistão, assim como o vice-ministro de Exteriores russo.

Para o final da reunião, espera-se uma declaração conjunta dos participantes sobre conversas que são consideradas pelo Ministério de Exteriores turco "uma importante plataforma" de cooperação.

Ontem foi celebrado em Istambul um encontro entre Afeganistão, Paquistão e Turquia, no qual os três países decidiram aumentar sua cooperação na luta contra os grupos radicais e renovaram sua vontade de combater todo tipo de terrorismo.

Karzai assegurou à imprensa que conta com o apoio internacional, sobretudo dos Estados Unidos e Europa, em seus esforços de dialogar com os talibãs para conseguir que deixem as armas.

Por isso, o líder afegão explicou que seu Governo poderia pedir à ONU que retire da lista de grupos terroristas os talibãs mais moderados com os quais Cabul estabeleceria o diálogo.

O encontro de hoje precede a conferência da próxima quinta-feira em Londres, quando o Afeganistão buscará apoio diplomático, fundos para seu plano de reconciliação e ajuda para a reintegração dos talibãs presentes no território afegão. EFE dt/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG