inaceitáveis - Mundo - iG" /

Países da UE qualificam ações da Rússia na Geórgia de inaceitáveis

Bruxelas, 28 ago (EFE) - Os 27 países-membros da União Européia (UE) coincidiram hoje em que as ações da Rússia na crise da Geórgia são inaceitáveis e devem ter conseqüências nas relações com a Europa, mas não falaram em sanções, disseram fontes do bloco.

EFE |

Os embaixadores das nações se reuniram hoje para analisar o conflito da Geórgia e preparar a cúpula extraordinária de chefes de Estado e de Governo do bloco de segunda-feira, mas não elaboraram um texto de conclusões.

A discussão mostrou um consenso claro sobre que a Rússia "passou dos limites" e "suas ações são inaceitáveis", afirmou à Agência Efe uma fonte da UE.

Os enviados dos 27 países-membros coincidiram também em que a participação da Rússia no conflito e seu reconhecimento da independência das regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e a Abkházia "devem ter conseqüências".

No entanto, no debate não foi mencionada a possibilidade de impor sanções a Moscou, assegurou a fonte.

O ministro de Exteriores francês, Bernard Kouchner, cujo país preside a União Européia este semestre, disse anteriormente em Paris que estão sendo analisadas "sanções" contra a Rússia, entre outros meios de pressão, mas destacou que é preciso esperar para ver o que acontecerá na cúpula do bloco de segunda-feira.

No encontro de hoje, a Presidência francesa antecipou que se prevêem quatro pontos de discussão para segunda-feira: a ajuda da UE à Geórgia, o cumprimento russo do acordo de seis pontos com Tbilisi para deter o conflito, a presença da União Européia em território georgiano e o futuro das relações entre Europa e Rússia.

Quanto à presença da UE no terreno, o Comitê Político e de Segurança voltará a analisar amanhã as opções que existem, entre as quais há um consenso claro a favor de enviar uma missão civil de observação à Geórgia e às duas regiões separatistas. EFE rcf/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG