Os países europeus esperam uma redução das taxas de juros do Banco Central Europeu (BCE) nos próximos dias, informou nesta terça-feira a ministra francesa da Economia, Christine Lagarde, cujo país preside a União Européia (UE), a 48 horas da reunião da instituição financeira.

Os ministros da Economia da União Européia se encontram reunidos nesta terça-feira debatendo os sombrios prognósticos de recessão para a região, confirmados por dados do setor automobilístico.

A Alemanha registrou uma queda brutal de seu mercado automobilístico em outubro, com uma baixa de 8% interanual dos novos emplacamentos de carros, anunciou nesta terça-feira a principal federação do setor, a VDA.

Desde o início do ano, o número de novos carros registrados na maior economia européia permaneceu relativamente estancado em 2,63 milhões, indicou a VDA em um comunicado.

A federação antecipou vendas em todo o ano de 3,1 milhões de veículos, revisando em baixa uma estimativa anterior de 3,2 milhões.

Na véspera, o governo espanhol também anunciou que a venda de carros novos caiu 40% interanual em outubro e Itália anunciou uma queda de 19% interanual. A França anunciou uma queda de 7,3% no mesmo mês.

len/cn/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.