Países da UE comprometidos com Kioto reduzem emissões em 1,3%

Bruxelas, 31 ago (EFE).- Os 15 países da União Europeia (UE) comprometidos com o Protocolo de Kioto reduziram em 1,3% suas emissões de gases causadores do efeito estufa em 2008 em relação ao ano anterior e 6,2% desde 1990, segundo um cálculo da Agência Europeia de Meio Ambiente.

EFE |

A Comissão Europeia (órgão executivo da UE) se mostrou satisfeita com o número, que consolida o corte de emissões pelo quarto ano consecutivo, apesar de o bloco europeu não ter conseguido a redução de 8% para o período 2008-2012, a que se comprometera ao assinar o Protocolo de Kioto.

O comissário europeu de Meio Ambiente, Stavros Dimas, considerou em comunicado que a UE vai por bom caminho para cumprir seu objetivo com Kioto, embora tenha reconhecido que parte da redução se deveu à recessão econômica.

"É preciso consolidar essa tendência nos próximos anos", comentou Dimas, para quem a UE já demonstrou que pode desvincular suas emissões do crescimento econômico.

A Agência Europeia de Meio ambiente divulgou também os dados provisórios sobre a redução do bloco todo, embora só os antigos 15 tenha firmado objetivos diretamente vinculados ao Protocolo de Kioto.

As emissões poluentes se reduziram no conjunto da UE 1,5% em 2008, o que representa uma queda de 13,6%, abaixo dos níveis do ano de referência (que varia por países).

O Protocolo de Kioto não prevê objetivos para os 12 últimos países que se incorporaram à UE, já que o acordo foi assinado quando ainda não eram membros. Porém, todos os Estados - menos Chipre e Malta - firmaram compromissos equivalentes de redução que variam de 6% a 8% de diminuição em relação ao ano base. EFE mrn/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG