Países da A.Latina e árabes preparam cúpula no Catar

Cairo, 18 fev (EFE).- Representantes de vários países latino-americanos e árabes se reunirão hoje no Cairo a fim de preparar a 2ª Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), que será realizada em 31 de março, no Catar, informou a agência egípcia Mena.

EFE |

O coordenador do Departamento de Mecanismos Regionais do Ministério de Assuntos Exteriores brasileiro, Gilberto Moura, citado pela "Mena", afirmou que as reuniões acontecerão hoje e amanhã na sede da Liga Árabe.

Os presentes às reuniões devem tratar também dos preparativos para um encontro de ministros de Assuntos Exteriores árabes e latino-americanos, previsto para 4 de março, no Cairo, com o objetivo de elaborar a agenda da cúpula de Doha.

Estes preparativos incluem, além disso, a preparação da minuta do comunicado final da próxima cúpula Aspa.

A primeira reunião de chefes de Estado do Aspa aconteceu em Brasília, em maio de 2005.

Segundo Moura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assistirá à próxima cúpula do Aspa, que tratará, entre outros assuntos, do conflito árabe-israelense, principalmente a recente operação contra a Faixa de Gaza, e a crise econômica mundial.

Os chefes de Estado árabes e latino-americanos falarão também sobre os esforços necessários para fazer frente à mudança climática e para combater a desertificação, acrescentou a fonte. EFE nq/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG