País terá 1º censo totalmente informatizado em 2010

Rio de Janeiro, 1 set (EFE).- Pelo menos 230 mil recenseadores, equipados com computadores de mão, mapas digitais e receptores de GPS e mapas digitalizados, visitarão a partir de agosto de 2010 os cerca de 58 milhões de famílias do Brasil para realizar o primeiro censo totalmente informatizado do país.

EFE |

Os primeiros detalhes sobre a infraestrutura necessária para o Censo 2010 foram divulgados hoje pelo IBGE.

Os recenseadores trabalharão nos 5,565 mil municípios do país para elaborar o retrato mais atualizado sobre o número, o perfil e as características socioeconômicas dos cerca de 190 milhões de brasileiros,.

As visitas domiciliares começarão em 1º de agosto e o processo terá um custo de quase R$ 1,4 bilhão.

Além do respectivo questionário, que os chefes de família poderão responder pela internet, caso prefiram, depois de receber a visita em casa, os recenseadores elaborarão mapas digitais com a localização exata de todos os domicílios brasileiros.

Segundo o IBGE, o questionário do Censo de 2010 incluirá novas perguntas, com o objetivo de estar mais atualizado em relação às mudanças da sociedade brasileira nos últimos anos.

Entre as novas perguntas, destaca-se uma dirigida a saber se o interrogado tem cônjuge ou companheiro do mesmo sexo.

Também serão incluídas perguntas sobre a etnia e a língua da população indígena, a procedência de famílias de imigrantes e outras, como o tempo que o interrogado demora para se deslocar até seu lugar de trabalho.

"Mais que um retrato, vamos ter uma verdadeira radiografia. Vamos conhecer a fundo a realidade municipal, territorial, social e ambiental da população brasileira", disse o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes. EFE cm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG