menino do balão são condenados à prisão nos EUA - Mundo - iG" /

Pais de menino do balão são condenados à prisão nos EUA

Os pais do menino americano Falcon Heene, que desencadearam uma grande operação de resgate alegando que o filho estava dentro de um balão desgovernado em 15 de outubro, foram condenados à prisão nesta quarta-feira. Richard Heene foi condenado a 90 dias de prisão e sua esposa, Mayumi, a 20 dias.

BBC Brasil |

O juiz também determinou que os dois permaneçam em liberdade condicional durante quatro anos e proibiu que o casal receba qualquer benefício financeiro em decorrência do incidente. O casal terá ainda que pagar os custos das investigações e da operação de resgate de Falcon.


Richard Heene, com Falcon no colo / AP



Segundo o jornal americano Los Angeles Times, a promotoria pediu o pagamento de US$ 47 mil, mas a quantia exata ainda será definida pela justiça americana.

Exemplo

Ao comparecer ao julgamento no Estado americano do Colorado, Richard Heene afirmou que "sentia muitíssimo" e pediu desculpas às equipes de resgate envolvidas nas buscas pelo balão e também à comunidade local.

O casal já tinha se declarado culpado das acusações de que teriam elaborado toda a encenação envolvendo seu filho para promover um reality show. Depois que equipes de buscas encontraram o balão vazio, descobriu-se que o menino tinha ficado o tempo todo em casa.

A promotoria argumentou que o casal deveria passar um tempo na prisão para servir de exemplo para outras pessoas que queiram armar golpes semelhantes para obter ganhos financeiros.

Richard Heene, de 48 anos, poderá servir 60 dias de sua sentença num regime semiaberto, o que permitirá que ele trabalhe durante o dia e passe a noite na prisão. A sentença de Heene deve começar a ser cumprida no dia 11 de janeiro de 2010.

O juiz também determinou que Heene deve cumprir cem horas de serviços comunitários e escrever uma carta com um pedido de desculpas à comunidade e agências públicas que ajudaram nas buscas por seu filho.

Mayumi Heene, de 45 anos, vai começar a cumprir sua pena logo depois de seu marido, para que seus filhos não fiquem sozinhos. Ela terá o benefício da flexibilização da pena. Por exemplo, a sentença poderá ser cumprida em dez finais de semana.

Comoção

O suposto desaparecimento de Falcon causou comoção nos Estados Unidos, num episódio muito divulgado pela imprensa do país. No caso, o casal Heene informou à polícia que o filho de seis anos tinha sido levado por um balão de gás hélio de fabricação caseira.

Assim que a notícia do episódio foi divulgada, helicópteros e veículos da imprensa e de resgate passaram a seguir o balão e imagens do voo desgovernado passaram a ser transmitidas ao vivo. A polícia fez uma operação de buscas pelo menino depois que o balão pousou em uma área descampada a cerca de 64 km de Denver. O balão foi encontrado vazio.

Depois foi descoberto que o menino estava escondido em casa. Dias depois o casal foi acusado de ter forjado todo o episódio.

Leia mais sobre: menino do balão

    Leia tudo sobre: balaoeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG