Painel de segurança da Nasa aponta falhas em cápsula Orion

WASHINGTON - A Nasa não tem dado a enfase necessária à segurança na criação de sua nova espaçonave em seu programa lunar e pode enfrentar problemas de dinheiro, comprometimento e liderança, descobriu um painel de segurança da agência nesta segunda-feira.

AP |

O Painel de Segurança Aeroespacial citou uma "surpreendente ansiedade entre os funcionários da Nasa" a respeito do programa lunar Constelação e disse que o projeto não tem "direção clara". Seu relatório anual de 143 páginas especificamente cita a falha na criação da capsula tripulada Orion por não priorizar a segurança.

As autoridades no comando do programa, defendendo a segurança do protótipo durante uma coletiva de imprensa, não confirmaram se os astronautas estão entre os funcionários preocupados. Os astronautas terão que voar na capsula Orion, que tem lançamento previsto para 2015.

Aeronaves anteriores da Nasa foram construídas com sistemas de segurança suficientes "para garantir confiança e segurança" desde o começo, afirma o relatório. Mas segundo o texto, por causa de problemas com o peso da Orion, a Nasa decidiu adotar uma postura diferente "sem todos os recursos de segurança". No projeto Orion, qualquer item de segurança terá que provar sua necessidade para justificar os gastos e o peso extras.

Segundo o painel de segurança, que inclui dois antigos astronautas e foi criado depois do incêndio fatal da Apollo 1 em 1967, essa postura não está correta.

Os responsáveis pelo programa Constelação defenderam a segurança da espaçonave que ainda está em fase de desenvolvimento, mas reconheceu que alguns funcionários não estão felizes com o projeto.

Os criadores dizem que é necessário começar o projeto com o mínimo e ir melhorando conforme se obtém mais apoio e financiamento, disse o gerente do programa Jeff Hanley.

"Isso deixa algumas pessoas incertas, mas nós ainda não terminamos", ele afirmou nesta segunda-feira.

A Nasa quer levar astronautas à Lua em 2020.

Leia mais sobre Nasa

    Leia tudo sobre: nasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG