Pacto nuclear entre Rússia e EUA pode ser assinado em Praga

PRAGA (Reuters) - Os Estados Unidos e a Rússia podem assinar um pacto histórico de controle de armas nucleares em Praga, informaram autoridades tchecas e norte-americanas nesta quarta-feira. EUA e Rússia chegaram mais próximos de assinar um sucessor ao Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START I, sigla em inglês) de 1991, que expirou em dezembro. Autoridades russas disseram na segunda-feira que o acordo poderia ser finalizado em poucos dias.

Reuters |

"Ainda estamos trabalhando para finalizar o novo tratado Start, mas conversamos com nossos aliados tchecos e os russos sobre a assinatura do acordo em Praga quando o tratado estiver pronto", disse uma autoridade norte-americana em Washington que falou sobe condição da anonimato.

A assinatura será feita próximo ao aniversário do discurso do presidente Barack Obama em Praga, feito no dia 5 de abril de 2009, divulgando sua visão para a redução global de armas nucleares.

Uma autoridade dos EUA disse que Praga é "onde sempre quisemos realizar a assinatura do acordo."

Autoridades dos EUA e da Rússia disseram esperar que um acordo entre os inimigos da Guerra Fria para reduzir o número de armas nucleares no mundo enviaria um sinal para outras nações e reduzir a ameaça de um conflito nuclear.

Um empurrão por um novo tratado entre Estados Unidos e Rússia faz parte dos esforços de "recomeçar" as relações, que se tensionaram na última década.

(Reportagem de Robert Mueller e Jason Hovet)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG