Pacifistas se concentram em Londres para protestar contra Bush

Londres, 15 jun (EFE) - Centenas de pacifistas se concentraram hoje na Praça do Parlamento em Londres para protestar contra o presidente americano, George W. Bush, que hoje empreendeu no Reino Unido a última etapa de sua viagem de despedida pela Europa.

EFE |

As organizações Stop the War, a Campanha contra o Desarmamento Nuclear (CND) e a Iniciativa Britânica Muçulmana pretendiam se manifestar em frente às grades de Downing Street quando Bush fosse recebido pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, que oferece hoje um jantar em sua homenagem.

Mas a Polícia proibiu o ato por razões de segurança.

"Escutei quando era estudante a decisão de Nuremberg que condenou os criminosos nazistas. A guerra contra o Iraque é um crime de guerra", afirmou hoje o veterano político trabalhista Tony Benn, ministro na década de 1970 e pai do atual ministro do Meio Ambiente, Hilary Benn, perante o forte aplauso dos presentes.

"Esta é uma campanha não só sobre Bush e Blair, embora sejam criminosos de guerra. É uma campanha para tirar nossas tropas do Afeganistão e do Iraque e deter as ameaças contra o Irã e libertar os palestinos", acrescentou.

Depois dele falou Dawoud Abdulla, do Conselho Muçulmano do Reino Unido, que pediu a Bush para expressar seu arrependimento "por seus crimes contra a humanidade".

"Não há uma guerra contra o terrorismo, é uma guerra contra a democracia", acrescentou.

As organizações pretendem reunir entre cinco mil e dez mil pessoas, mas, segundo a Polícia, o número até o momento oscila entre 1.500 e dois mil manifestantes.

Os números distam muito dos protestos de 2003, por ocasião da anterior visita do presidente americano, quando dezenas de milhares de pessoas foram às ruas para protestar contra Bush e a Guerra do Iraque.

Dois mil policiais participam da operação para velar pela segurança durante a visita do presidente dos Estados Unidos à capital britânica. EFE ep/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG