Berlim, 16 out (EFE).- O presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas, Rajendra Pachauri, expressou hoje seu desejo de que o candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, ganhe no próximo mês as eleições presidenciais nos Estados Unidos.

"Obama terá a coragem de dirigir seu país na proteção do meio ambiente", disse Pachauri, que hoje participou de uma conferência sobre tecnologia ecológica em Berlim.

A próxima Conferência sobre a Mudança Climática da ONU acontecerá em Poznan (oeste da Polônia) de 1º a 12 de dezembro e, para Pachauri, os Estados Unidos ainda não poderiam adotar nesta reunião uma "possível" política climática nova.

"Será cedo demais", disse o Prêmio Nobel da Paz de 2007, mas acrescentou que acredita que seja possível "fazer (os EUA) mudar de parecer" para que assine um acordo ambiental global na seguinte conferência do organismo que será realizada em Copenhague, no final de 2009.

Nesse encontro, espera-se que a Conferência de Mudança Climática defina novos objetivos ambientais para depois de 2012, uma vez expirado o Protocolo de Kioto, que não foi assinado por Washington.

Segundo Pachauri, "será fundamental" a postura dos Estados Unidos na reunião em Copenhague. EFE nvm/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.