Outubro será um mês com grande atividade de tempestades tropicais e furacões

O mês de outubro terá uma grande atividade ciclônica com três tempestades tropicais que se transformarão em furacões, sendo que um deles alcançará um grande poder destruidor, prognosticaram nesta quarta-feira os especiailstas da Universidade do Estado do Colorado.

AFP |

Numa temporada de furacões 2008 que demonstrou ser muito ativa, a formação de ciclones nos trópicos será quase duas vezes maior que a média para o mês de outubro.

Em setembro ocorreram 12 tempestades tropicais, seis furacões e três deles atingiram a categoria 3 ou mais na escala Saffir-Simpson (máximo de 5).

Neste 1o. de outubro foram contabilizados 74.5 dias de tempestades com nome, cerca do dobro da média até o fim de setembro.

"Continuamos observando a baixa pressão a nível do mar e altas temperaturas na superfície marítima no Atlântico... a combinação desses fatores normalmente leve à alta atividade", explicou Phil Klotzbach, que dirigiu o estudo.

A temporada de furacões no Atlântico norte se estende por seis meses entre 1o. de junho e 30 de novembro, e os meses de setembro e outubor são considerados o pico da estação.

jco/dk/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG