Outras pessoas merecem mais o Nobel da Paz, diz Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse, nesta quinta-feira em Oslo, na Noruega, que outras pessoas merecem mais o Prêmio Nobel da Paz do que ele. A notícia do prêmio foi uma surpresa para mim.

BBC Brasil |

Não tenho dúvidas de que há outras pessoas que o merecem mais", afirmou Obama em uma entrevista coletiva na capital norueguesa, onde participa da cerimônia de entrega aos vencedores do Nobel deste ano.

O presidente americano foi agraciado com o prêmio em outubro, por seus "esforços extraordinários para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos", segundo os organizadores da premiação.

Mas a decisão chegou a ser bastante criticada por analistas e outros líderes mundiais, que disseram ser inapropriado dar o prêmio ao chefe de uma nação que está envolvida em duas guerras, no Iraque e no Afeganistão.

Timing
"O objetivo não é ganhar um concurso de popularidade nem ganhar um prêmio, mesmo um prêmio tão prestigioso quanto o Nobel da Paz. O objetivo sempre foi avançar nos interesses dos Estados Unidos", afirmou Obama durante a entrevista, quando perguntado sobre a polêmica em torno de sua laureação.

"Se eu for bem-sucedido nessas tarefas, então, espero, parte dessas críticas vai se acalmar. Mas estão não é a minha preocupação. Se eu não for bem-sucedido, os elogios e prêmios não vão disfarçar os fatos."
Na semana passada, Obama anunciou que os Estados Unidos vão mandar mais 30 mil soldados para combater insurgentes no Afeganistão.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, o presidente americano entende que há uma "justaposição" entre o "timing" da entrega do prêmio e de sua decisão sobre o conflito contra o Talebã, e vai mencionar as guerras em seu discurso durante a cerimônia em Oslo.

Ainda de acordo com Gibbs, Obama deve "reconhecer que não pertence à mesma categoria que Nelson Mandela ou Madre Teresa de Calcutá".

Segurança
A segurança na capital norueguesa foi reforçada para a estadia de Obama e sua mulher, Michelle, por apenas um dia.

O casal deve ainda se encontrar com membros da família real da Noruega, assistir a um desfile e participar de um banquete oferecido aos ganhadores do Nobel.

A premiação nesta quinta-feira também incluirá os ganhadores do Nobel de literatura, química, medicina, física e economia.

Cada um deles receberá um diploma, uma medalha e 10 milhões de coroas norueguesas (cerca de US$ 1,4 milhões). A quantia é dividida entre ganhadores da mesma categoria.

O porta-voz da Casa Branca disse, em outubro, que Obama doará o dinheiro de seu prêmio para várias entidades benificentes.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG