Otan saúda designação de novo governo no Afeganistão

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, saudou neste sábado a nomeação de um novo governo pelo presidente afegão Hamid Karzai, insistindo na necessidade de ter uma equipe íntegra e profissional para combater a corrupção.

AFP |

"Em nome da Otan, saúdo este passo suplementar na formação do novo governo afegão: a nomeação pelo presidente Karzai de uma lista de candidatos aos cargos ministeriais", escreveu Rasmussen em comunicado publicado em Bruxelas, sede da Aliança Atlântica.

"Compartilho o ponto de vista do presidente Karzai de que o povo afegão tem direito a um governo eficiente, caracterizado por integridade e profissionalismo, e saúdo seu compromisso com o combate à corrupção", acrescentou.

A Otan e a Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf) "reiteraram e reforçaram seus compromissos e seguirão ajudando o Afeganistão e seu novo governo, principalmente para melhorar a segurança do povo afegão e ajudar o país a assumir uma responsabilidade maior nas questões de segurança", declarou Rasmussen.

A lista dos ministros foi apresentada neste sábado no Parlamento, que terá de votar para aprovar ou rejeitar estas nomeações. A Otan acompanhará de perto este processo, segundo o comunicado.

A composição do governo afegão é caracterizada por um equilíbrio sutil entre as pressões da comunidade internacional para combater a corrupção, que atinge as mais altas esferas do Estado, e a necessidade política de agradar homens influentes que apoiaram a reeleição de Karzai.

Hamid Karzai foi reeleito à presidência do Afeganistão para um novo mandato de cinco anos, em votação marcada por acusações de fraude e pela desistência de seu adversário, Abdullah Abdullah, antes do segundo turno.

siu/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG