Otan realizará a cúpula de seu 60º aniversário em Estrasburgo e Kehl

Bucareste, 3 abr (EFE).- A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) realizará sua cúpula de 2009, na qual comemorará o 60º aniversário do Tratado de Washington, simultaneamente em duas cidades européias, a francesa Estrasburgo e a alemã Kehl, anunciou à imprensa o secretário-geral da Aliança, Jaap de Hoop Scheffer.

EFE |

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse em entrevista coletiva conjunta com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, que realizar essa cúpula em ambos os países "tem um alto caráter simbólico".

A ponte sobre o rio Reno que liga Estrasburgo a Kehl "nos mostra o que a Europa conseguiu, como a superação da Guerra Fria, o que só pôde alcançar junto com os Estados Unidos e nossos aliados da Otan", disse Merkel.

Este convite "foi possível graças a que o presidente Sarkozy decidiu devolver a França à dimensão política da Otan. Por isso, pudemos realizar este convite conjunto", acrescentou a chanceler alemã.

Sarkozy disse que a França e a Alemanha "estão juntas, comprometidas com o aniversário da Aliança, que tem um lugar importante a Europa".

"Por isso, falamos com uma mesma voz", disse o presidente francês. EFE jk/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG