Otan nomeia novo comandante-em-chefe na Europa

A Otan anunciou nesta terça-feira a nomeação do almirante norte-americano James Stavridis como comandante supremo das forças aliadas na Europa, em substituição ao seu compatriota, general John Craddock, em um momento decisivo para a Aliança Atlântica no Afeganistão.

AFP |

"O Comitê aceita com grande pesar liberar o general Craddock de seu cargo", declarou a Aliança Atlântica em um comunicado de seu Comitê de Planos de Defesa.

Os representantes dos governos dos 28 países da Otan no Comitê "manifestaram sua gratidão ao general Craddock por seus importantes serviços" desde que assumiu suas funções no final de 2006.

O almirante Stavridis, de 54 anos, é atualmente chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, com sede na Flórida (costa sudeste).

Assim como o general Craddock, deve ser designado também comandante-em-chefe das forças norte-americanas na Europa, cujo quartel-general fica localizado na Alemanha.

O posto de comandante supremo na Europa é tradicionalmente reservado a um oficial norte-americano, desde a criação da Otan há 60 anos. Sua sede é o grande quartel-general aliado situado no subúrbio de Mons (sul da Bélgica).

pm/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG