Otan mostra satisfação com eleições no Afeganistão

Bruxelas, 4 mar (EFE).- O porta-voz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), James Appathurai, expressou hoje sua satisfação com que o Afeganistão realize eleições presidenciais em agosto, e não ainda no primeiro semestre, como anunciou, e disse que é uma boa decisão 100% afegã.

EFE |

Esta resolução concede à Aliança "tempo para preparar adequadamente e ter disponíveis as forças e capacidades necessárias para proporcionar o máximo apoio possível ao processo eleitoral", afirmou Appathurai.

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, tinha anunciado que as eleições gerais aconteceriam em março ou abril, antes do fim da atual legislatura, mas depois decidiu manter a data prevista de 20 de agosto.

Os Estados Unidos pretendem enviar 17 mil efetivos adicionais ao país antes dessa data, para garantir a segurança, e também quer que outros países aumentem sua contribuição.

Uma das principais preocupações das autoridades perante o processo eleitoral é a insurgência talibã, que já anunciou a intenção de boicotar o pleito e que, durante 2008, aumentou sua atividade no leste do Afeganistão e manteve a presença em Helmand e Kandahar, além de protagonizar frequentes atentados. EFE met/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG