Otan mantém seus compromissos com o Afeganistão

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) manteve seus compromissos para apoiar a estabilização do Afeganistão, afirmou neste sábado o secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, ao final da cúpula da aliança em Estrasburgo.

AFP |

"Esta cúpula e esta aliança mantiveram seus compromissos", declarou o secretário-geral, em entrevista à imprensa ao término da cúpula que comemorou os 60 anos da aliança.

O presidente americano, Barack Obama, pediu aos europeus que façam mais para impedir que bases terroristas não se reconstituam nesse país.

Os aliados vão contribuir mais para a formação das forças afegãs, enviar reforços para garantir a segurança da eleição presidencial em agosto e alimentar um fundo para financiar o exército afegão, anunciou Hoop Scheffer.

Ao término do encontro, ele também anunciou a nomeação do novo secretário-geral da Otan, o primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, que assumirá o cargo no dia 1º de agosto

"Todos estão plenamente convencidos de que Anders Fogh Rasmussen é a melhor opção para a Aliança", declarou o atual secretário-geral, depois que os países-membros da organização conseguiram convencer a Turquia de não vetar a indicação do dinamarquês.

"Eu me sinto honrado", declarou Rasmussen, que estava ao lado de Hoop Scheffer.

Durante a cúpula, milhares de manifestantes, entre eles grupos violentos, protestaram nas ruas contra a aliança e se enfrentaram contra policiais do dispositivo de segurança, deixando feridos.

pmr/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG