Otan inaugura nova sede para missão na Zona Verde de Bagdá

Bagdá, 14 set (EFE).- A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) inaugurou uma nova sede para sua missão de treinamento no Iraque na fortificada Zona Verde de Bagdá, informou hoje o comando do Exército dos Estados Unidos, em comunicado.

EFE |

A nota explica que a mudança da sede da Otan, que antes estava no edifício do antigo Centro Cultural de Bagdá, fora da Zona Verde, ocorre em aplicação ao pacto de segurança assinado entre Iraque e EUA no final do ano passado.

A Zona Verde é a área mais fortificada e protegida da capital e nela ficam a sede do Governo iraquiano e as embaixadas dos EUA e do Reino Unido, entre outros.

Por ocasião, foi realizada ontem uma cerimônia nas novas instalações da Otan, com a participação do chefe da missão desta organização no Iraque, o general americano Frank Helmick, e outros altos comandantes.

"Esta mudança aconteceu para que o Executivo iraquiano possa aproveitar o edifício do Centro Cultural de Bagdá para outros fins que sirvam ao Governo e o povo iraquianos", destacou Helmick, em discurso na cerimônia.

Além disso, o general americano lembrou que a missão da Otan no Iraque presta serviços de treinamento e orientação a academias do Exército e da Polícia iraquianos.

"O desempenho dos militares e dos policiais continua melhorando, mas ainda há muito mais a conseguir", ressaltou Helmick.

O texto indica que a mudança de localização também está estipulada em um acordo a longo prazo assinado entre o Governo iraquiano e a Otan. EFE am/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG