Bruxelas, 26 jan (EFE).- A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a Rússia concluíram hoje o processo de reatamento dos vínculos militares, que estavam cortados desde o conflito russo com a Geórgia.

Os chefes de Estado-Maior da Otan se reuniram hoje com seu colega da Rússia, o general Nikolai Makarov, no primeiro encontro desde a guerra de agosto de 2008.

A reunião tratou de questões como a cooperação no Afeganistão, mas não houve nenhuma decisão concreta. Entretanto, abriu o caminho para uma maior cooperação militar entre Moscou e a Otan, segundo fontes da própria organização.

Após a ruptura, ambas as partes deram passos paulatinos nos últimos anos para reatarem. O marco da aproximação foi a visita a Moscou do secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, em dezembro.

Ele teve reuniões com o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, e o primeiro-ministro, Vladimir Putin. Também em dezembro, o ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, participou de uma reunião formal em Bruxelas com os demais ministros dos países aliados. EFE.

rcf/dp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.