Otan e Rússia assinam acordo sobre transporte de material ao Afeganistão

Bucareste, 4 abr (EFE).- A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e Rússia decidiram hoje facilitar o transporte de material civil e militar através de território russo até o Afeganistão, para abastecer as tropas da Aliança que estão no país asiático.

EFE |

Um acordo nesse sentido foi assinado hoje em Bucareste, à margem da cúpula de líderes da Otan, pelo secretário-geral da Aliança Atlântica, Jaap de Hoop Scheffer, e o ministro de Exteriores russo, Serguei Lavrov.

As duas partes decidiram que a Otan poderá transportar por terras russas material "não letal", como veículos militares de transporte, combustível e alimentos.

A Otan e Rússia negociaram durante anos sobre este assunto, que tem como objetivo agilizar o abastecimento da Força Interncaional de Assistência à Segurança (Isaf), liderada pela Otan e que conta atualmente com 47.000 efetivos.

O acordo assinado foi elogiado por Scheffer como um elemento de importante diálogo entre as duas partes, e o qualificou como um "exemplo interessante de cooperação prática" entre a Otan e Afeganistão.

O comunicado final da cúpula da Otan diz que os países da Aliança "estimam a vontade da Rússia de apoiar a missão da Isaf no Afeganistão". EFE jk/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG