Otan e Cazaquistão definem envio de material ao Afeganistão

Bruxelas, 27 jan (EFE).- A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e Cazaquistão assinaram hoje um acordo para o trânsito através da Rússia de mantimentos e equipamentos destinados às tropas da Aliança Atlântica no Afeganistão.

EFE |

O acordo permite que as provisões para os soldados da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), que comanda a Otan, comecem a se movimentar da Europa para o Afeganistão, "começando nos próximos dias" e complementando a rota a partir do Paquistão, disse o secretário-geral da Aliança Atlântica, Anders Fogh Rasmussen, em comunicado.

Os envios se referem a todo tipo de material, com exceção de equipamentos militares letais, disseram fontes aliadas, e acontecem através da Rússia, que já assinou um acordo com a Otan em 2008 para o transporte do material por ferrovia.

Segundo Rasmussen, esta nova rota de envio de provisões, junto com o anúncio do envio de cerca de 40 mil novos soldados internacionais ao Afeganistão, "ajudará a reforçar a missão" da Isaf.

Embora a rota de passagem a partir do Paquistão tenha sido considerada "muito importante" pelo secretário-geral da Otan, os comboios são alvo frequente de ataques por insurgentes tanto nesse país quanto em solo afegão. EFE rcf/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG