Otan diz que a Rússia não está cumprindo o plano de paz com a Geórgia

BRUXELAS - O secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, acusou nesta terça-feira a Rússia de não cumprir com o acordo de paz alcançado com a Geórgia.

Redação com agências internacionais |

Scheffer também afirmou que a Otan já não poderá continuar trabalhando com a Rússia como vinha fazendo até agora e pediu a imediata retirada das tropas russas da Geórgia.

Chefes militares russos, no entanto, afirmaram que necessitam de mais dois dias para completar seu processo de retirada em várias das cidades que ainda estão sob controle russo.

Reunião da Otan

Os ministros das Relações Exteriores dos 26 países membros da Otan se reuniram nesta terça-feira em Bruxelas para reafirmar seu apoio à Geórgia, frente à Rússia, mesmo que isso altere suas relações com Moscou.

Os países da Otan estão de acordo para " endurecer o tom " frente à Rússia, que "não respeitou" até agora seu compromisso de retirar suas tropas da Geórgia, declarou nesta terça-feira em Bruxelas um diplomata francês.

"Um acordo está sendo preparado para um endurecimento do tom em relação à Rússia, em especial depois do desrespeito à data limite de ontem para a retirada (das tropas da Geórgia), o que criou evidentemente um consenso", declarou esse diplomata aos jornalistas.

Declarações do Pentágono

Segundo afirmaram autoridades americanas nesta terça-feira, os EUA ainda não identificaram nenhuma retirada substancial das forças russas estacionadas na Geórgia.

"Não vimos nenhuma grande mudança na disposição das forças ali", afirmou a repórteres Bryan Whitman, porta-voz do Pentágono.

Uma outra autoridade dos EUA disse: "Parece que as forças russas não estão se retirando da Geórgia em grande número."

Apesar de os dois lados terem firmado um cessar-fogo, autoridades georgianas e norte-americanas afirmam que a Rússia não parece estar retirando suas forças dali.

Opinião:

Leia mais sobre Geórgia

    Leia tudo sobre: georgia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG