Otan confirma notificação russa sobre suspensão de cooperação militar

Bruxelas, 21 ago (EFE).- A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi hoje oficialmente notificada da decisão do Governo russo de interromper sua cooperação militar com a Aliança, informou à Agência Efe Carmen Romero, uma de suas porta-vozes.

EFE |

A mensagem, que chegou por canais militares ao quartel-general dos aliados em Bruxelas, destaca que a medida vai vigorar até segunda ordem. Mas não especifica como será aplicada.

Até o momento, a Otan apenas "tomou nota" da decisão, disse Romero, que lembrou que a cooperação entre a Rússia e a Aliança é muito ampla e abrange áreas como treinamento de tropas, exercícios militares conjuntos e programas de interoperabilidade e de logística militar.

Na terça-feira, os ministros de Assuntos Exteriores dos países da Otan concluíram que as relações com Moscou não poderiam permanecer as mesmas após a intervenção da Rússia na Geórgia, duramente criticada pelos aliados.

Nesse mesmo dia, o embaixador russo na Otan, Dmitri Rogózin, advertiu que o Kremlin revisaria sua cooperação com a Aliança. EFE mvs/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG