Otan avalia missão no Afeganistão a partir de amanhã

Lisboa, 17 set (EFE).- O comitê militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), principal órgão militar da Aliança Atlântica, se reunirá em Lisboa, amanhã e no sábado, para avaliar a missão no Afeganistão e outras operações internacionais.

EFE |

Fontes do Governo português informaram hoje que a missão da Otan em solo afegão, sendo a atual "prioridade" da organização, vai ser o principal tema das conversas a portas fechadas que acontecerão em Lisboa e Sintra, a 30 quilômetros da capital.

O comitê militar, presidido pelo almirante italiano Giampaolo Di Paola e que se reúne pelo menos três vezes ao ano, tem como função dar assessoria militar ao Conselho do Atlântico Norte, a mais alta instância política da Otan.

Na reunião de Portugal, da qual participarão os 28 chefes militares da Aliança Atlântica, será feita uma análise do trabalho da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) no Afeganistão, criada em dezembro de 2001 pela ONU e cujos 64.000 militares - de 42 países-membros e não membros - são comandados pela Otan desde 2003.

Outro assunto a ser discutido no encontro, para o qual também foram convidados vários especialistas em relações internacionais, é o novo conceito estratégico da organização, forjado a partir dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

EFE atc/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG